Escova progressiva, danifica ou não seu cabelo?

Muito estimada entre as brasileiras e com resultados que dizem milagrosos, a escova progressiva, feita com segurança, pode sim trazer os resultados que você espera para seus fios. Ideal para cabelos quimicamente tratados e para mulheres que anseiam por diminuir o volume e o frizz das madeixas, essa técnica possui o nome de escova progressiva pois os resultados melhoram a cada seção realizada.

Um dos motivos que desperta medo na mulherada é o uso do famoso formol, produto químico utilizado para a realização do procedimento que pode causar sérios danos à saúde, como problemas respiratórios, queimaduras, coceiras e até mesmo câncer.  A boa notícia é que muitos produtos novos para a realização da escova progressiva não possuem mais essa substância em suas fórmulas, fato que foi motivado por leis da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que determinam a quantidade formol em até 0,2%. O procedimento tem como base o uso de uma queratina que envolve os fios, podendo durar até quatro meses, já que novos fios começam a nascer e danificar os resultados.

ESCOVA PROGRESSIVA: ANTES DO PROCESSO

Por ser um procedimento que pode causar danos à saúde é sempre bom verificar a qualificação do estabelecimento em que se prefere fazer. Caso for fazer em casa, evite produtos muito baratos ou suspeitos, é sempre bom estar acompanhada de alguma amiga que já faz a progressiva para aprender direitinho como proceder. Outra dica importante é sempre testar o produto para observar possível alergias, principalmente se você já possui histórico de crises de aversão. Se o processo for feito em casa, é indicado lavar o cabelo com shampoo antirresíduo e não passar condicionador antes de começar a sua progressiva.

ESCOVA PROGRESSIVA: APÓS O PROCESSO

Existe um prazo de no mínimo dois dias para lavar as madeixas após a realização da progressiva. Alguns cuidados especiais podem ajudar a prolongar a vida útil do químico utilizado, sendo eles:

  • Lavar os cabelos apenas quando necessário. Não estou dizendo que está proibido lavar os fios, mas sim cuidar com a frequência. Como se trata de um produto fixado no cabelo, a lavagem demasiada acaba por retirar os resíduos do agente ativo, o faz com que o resultado obtido se perca rapidamente.
  • Evitar o uso de shampoo de limpeza profunda. São esses os responsáveis por remover os efeitos da progressiva, normalmente são shampoos de aspecto transparente.
  • Cuidar com a temperatura do secador de cabelo. Não só para quem pretende fazer o procedimento, essa dica ainda é importantíssima para a manutenção e saúde do cabelo. Opte sempre por temperaturas medianas e deixe o secador mais distante dos fios.

Lembre-se sempre de observar a raiz do cabelo ao longo do período da escova progressiva, geralmente é ela que mostra se é hora de passar novamente pelo processo.

Achou que o processo da escova progressiva não é para você? Já ouviu falar no tratamento capilar mais seguro da atualidade? Entenda mais sobre essa prática que promove o preenchimento das fibras dos fios e faz com que o aspecto do cabelo fique mais saudável e bonito. Muitas vezes um investimento desses vales mais do que ficar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *