Ipê rosa

O ipê rosa se trata de uma árvore brasileira que pertence à família Bignoniaceae, é conhecida também por outros inúmeros nomes, como ipê-roxo-bola, pau-cachorro, ipê-de-minas e outros.

A árvore pode chegar em média, de 8 a 12 metros de altura, no entanto, em algumas florestas, pode apresentar até 30 metros de comprimento. É facilmente encontrada nas cidades, embelezando as ruas na primavera, que é quando a árvore floresce.

Quer saber mais curiosidades a respeito do ipê rosa? Então continue a leitura no artigo para aprender mais à seguir sobre essa bela árvore.

Um pouco mais sobre o ipê rosa que você não sabia

O ipê rosa não é como uma orquídea, pequena e delicada que você pode cultivar facilmente em sua casa, ou presentear alguém. Entretanto é uma árvore de crescimento relativamente rápido, que em regiões livre de geadas, é capaz de atingir 3,5 m em dois anos.

Quando ela decide florescer, normalmente iniciando de junho a agosto, não há quem resista aos encantos e beleza de suas belas flores. Embora ela prefira climas mais quentes, num inverno ameno e seco, também oferecerá uma linda florada ao iniciar a primavera.

Não é uma árvore para se ter no quintal apertado de casa, ela é ideal para áreas mais isoladas, ou mesmo paisagismo de grandes avenidas, por isso é comum ser vista em centros de cidades. E é devido a seu rápido crescimento, que é muito utilizada no uso urbano.

A preferencia da árvore com relação ao solo, está por aqueles mais férteis e bem drenados. A espécie é muito recomendada para recuperar ecossistemas degradados.

O ipê rosa, é a primeira espécie de ipês a florir na primavera, ela é facilmente distinguida dos outros ipês pois apresenta floração junto com a presença de folhas.

A árvore possui diversos compostos como potássio, ferro, cálcio, bário, iodo e estrôncio, o que fez e faz dela uma árvore muito utilizada com fins medicinais.

A polinização do ipê rosa é feita por pássaros e abelhas, seus frutos secos e pretos podem medir até 50cm, além disso a dispersão ocorre por meio do vento, as sementes da árvore medem cerda de 2,5cm à 3cm.

Apesar de muito bela, não é muito comum ser encontrada em jardins residenciais e condomínios que possuem piscina, pois as folhas que caem frequentemente podem trazer problemas relacionados a frequente necessidade de manutenção.

Além do ipê rosa, uma espécie semelhante é o ipê roxo, que chega a atingir de 10 a 20 metros de altura e possui folhas arroxeadas, sua formação se dá principalmente no habitat do complexo atlântico e em algumas ocasiões pode ser vista no cerradão e na caatinga.

De qualquer forma, sendo ipê rosa, roxo ou qualquer que seja sua espécie, não existem dúvidas com relação a beleza dessa linda árvore.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *